quinta-feira, julho 28, 2011

Caminhão de mudanças

A TOM está mudando hoje de casa e eu vou junto. Na segunda estaremos em uma sede nova, bacana, mas ainda em obras.

Tá certo, mudar dá trabalho mesmo.

Aí eu me lembro da última grande mudança que eu fiz. Mudança física mesmo, de uma casa pra outra, quando fui morar no apartamento onde estou até hoje. Perdi fotos, papéis, presentes, confortos, manias e ganhei algumas outras coisas.

Nessa mudança da TOM como em qualquer uma outra, o importante é isso: saber que perderemos algo, mas apostar que o que vamos ganhar vai valer muito mais a pena.

Até segunda!




Direto na têmpora: Blind world - Aloe Blacc

quarta-feira, julho 27, 2011

Cordeiros

Não é raro ouvir dizer que muitas escolas reclama das crianças do Clic. São questionadores, opiniativos, participam demais.

Tendem a incomodar por não serem passivos, o que é praticamente uma exigência de vários locais de ensino.

Engraçado como o que parece um problema para algumas pessoas é exatamente o que eu esperava quando coloquei a Sophia no Clic. Sempre me considerei um pai linha dura, que cobra educação e respeito, mas nunca um pai que tolhe a liberdade de expressão e a criatividade. Pelo contrário, estimulo e faço de tudo para que ela forme suas opiniões, crie seus gostos, discuta, pergunte e debata as coisas.

Se eu fizer meu dever de casa direito, não criarei um cordeirinho feliz, mas um ser humano inquieto e que vai se decepcionar e frustar como todos os outros, mas nunca por se apequenar diante da vida.

É sinceramente o que eu espero.




Direto na têmpora: Boy - Ra Ra Riot

terça-feira, julho 26, 2011

Identidade e emprego

O porteiro do seu prédio, o motorista do ônibus que você pega todo dia, a moça da padaria, gente que tem roupa, hora e lugar pra existir.

Depois, somem da sua vida e vão para as deles, fantasmas de existências paralelas que ignoramos quando fogem da nossa vista.

E isso, extrapolo eu, são os amigos que você aceita no Facebook e que só existem ali, quando estão online, para depois desaparecer em algum PC ignorado em algum lugar distante demais.




Direto na têmpora: Guaranteed - Eddie Vedder

segunda-feira, julho 25, 2011

Amor eterno

Fernanda acaba de me contar que a Sophia ligou pra ela mandou essa:

- Mamãe, se eu falar que te amo pra sempre você me deixa comer bala?




Direto na têmpora: Grab it - Dinosaur Jr.

Amy

Alguém politicamente incorreto diria que a morte da Amy Winehouse deveria ser seguida de uma pessoa com um cartaz feito toscamente em casa com a mensagem: "Eu já sabia".

Poucas mortes foram tão anunciadas quanto a dela. Todo mundo via, todo mundo sabia que ia acontecer e não era interesse de ninguém fazer nada. Sempre é ruim quando isso acontece, mas infelizmente acho que ainda veremos acontecer outras vezes.

Agora, eu acho uma bobagem imensa compara a morte de Amy com a de Janis, Hendrix, Morrison e Kurt Cobain apenas pela idade. É uma forçação de barra tremenda para arranjar notícia.

Antes de mais nada, Janis, Hendrix e Morrison sim, podem se comparar um ao outro. viveram em uma época de excessos, experimentação, um caso geracional de abuso. Morreram 20 astros do rock como poderiam ter morrido 200. Era uma coisa da época.

Ninguém poderia, por exemplo, apontar o dedo para Hendrix e dizer "esse cara está exagerado" quando do lado dele estavam Keith Richards, Eric Clapton e Jimmy Paige. Os que morreram pegavam pesado, mas a maioria dos que sobreviveram também.

No caso de Amy, não. Estamos na época de um bom-mocismo exagerado e ela chamava a atenção justamente porque tinha um problema. Era a exceção, e não a regra, o que deixa ainda mais flagrante o fato de que ninguém se importou em ajudá-la.

São épocas diferentes, realidades diferentes, motivos diferentes. A única coisa em comum é a idade, oq eu me parece muito pouco para criar uma ligação. John Bonham e Keith Moon morreram ambos com 32 anos e têm tanto em comum com a Amy quanto qualquer um dos outros.

Acho que a morte de Amy teria mais a ver com a de Kurt Cobain. A incapacidade de lidar com a fama, a pressão da imprensa, o escrutínio público. Ele escolheu a arma e ela usou outros meios.

Acredito mesmo que Amy está mais para o suicídio de Kurt do que para a consequência de um estilo de vida comum ao ambiente e à época dos outros três.

Dito tudo isto, é apenas a minha opinião. E só é uma pena mesmo não poder esperar mais canções cantadas por aquela bela voz.




Direto na têmpora: Infinity milk - Dananananaykroyd

sexta-feira, julho 22, 2011

quinta-feira, julho 21, 2011

Tentativa de assassinato

Ontem minha mulher tentou me matar. Eu sei, se você me conhece deve estar pensando "porra, como demorou...", mas pra mim ainda foi uma surpresa.

Não sei se foi porque ela ficou sabendo do meu seguro de vida ou simplesmente porque ela cansou de me carregar nas costas, mas ontem Fernanda, se aproveitando do meu frágil estado físico e das alucinações criadas pelo Trimedal, me ofereceu um remedinho ótimo pra febre e dor no corpo.

Aceitei na hora, mandei pra dentro a pílula maldita e fui acordar uma hora da manhã com dificuldade de respirar, o nariz fechado e os olhos inchados.

Voltei ao meu leito de morte, deitei e esperei pacientemente pelo pior.

Felizmente para mim e infelizmente para a crudelíssima esposa, não foi dessa vez ainda que a Morte venceu o nojinho e me levou. Acordei debilitado, mas disposto a descobrir a verdade e fucei o lixo até achar a embalagem do remédio que dizia claramente: CONTRA-INDICADO PARA PESSOAS ALÉRGICAS AO ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO.

Sobrevivi, mas temo que a ousadia da Fernanda não tenha limites. Estou mudando meu seguro de vida agora, mas se o pior acontecer conto com vocês para que nenhum centavo chegue aos bolsos da assassina.

Nem sequer um centavinho!!!


Este é o rosto de um homem vivo apenas por milagre.




Direto na têmpora: All mine - Portishead

quarta-feira, julho 20, 2011

O maior ladrão que você já viu

A casa do meu pai esteve alugada durante um tempo para uma família de picaretas. A coisa foi tão séria que eles foram despejados, disseram na frente do juiz que não iriam pagar porque não queriam e hoje não podem ter nada em nome deles sob pena de confisco de bens (outro dia mesmo rolou uam graninha confiscada na conta de um deles).

São picaretas assumidos que vivem como não podem e que mostram total desrespeito pelos outros. Depois que eles saíram da casa, por exemplo, um jardineiro bastante humilde apareceu na porta para cobrar um dinheiro, coisa de 200 reais que deviam a ele. Pior, o cara estava armado.

Mas o melhor deles foi o patriarca dos vagabundos que visitou nosso vizinho de frente, dono de um posto de gasolina, e se identificou como sendo o proprietário da casa do meu pai.

Combinou com ele de usar o posto e "anotar" seus gastos para pagar mensalmente.

Resultado? Quando foi despejado, deixou um débito de mais de 7 mil reais em sua continha do posto. E olha que isso já faz pelo menos 10 anos.

Por que estou contando essa história? Porque procurei os ladrões na internet e sabe o que descobri? Duas amigas minhas são amigas dos caras. Será que eu aviso?




Direto na têmpora: Strings break - The Union Trade

terça-feira, julho 19, 2011

segunda-feira, julho 18, 2011

Boa ideia

Cinco observações sobre boas ideias para qualquer um que use a criatividade no seu cotidiano.


1) Não se apegue demais a uma boa ideia, mas também não deixe que ela se perca à toa.

2) Entenda que a boa ideia é obrigação, mas que a ideia genial é sempre a soma de mais fatores do que se pode controlar.

3) Uma boa ideia não precisa ser sua para ser boa. E se for de outro, contribua para que ela seja uma ideia ainda melhor.

4) Boas ideias de alguém sem repertório tendem a se transformar em repetições da mesma ideia.

5) Tecnologia viabiliza propostas, abre caminhos, cria possibilidades, mas o trabalho de ter a boa ideia continua sendo seu.




Direto na têmpora: Movin' On Up - Primal Scream

sexta-feira, julho 15, 2011

Um grande favor

Por favor, assista isso e me convide pra fazer um projeto duca.

I mean it!








Direto na têmpora: Advertisements - Eden Ants

Direito divino

Anda circulando um texto de Eliane Brum, da revista Época, com o título "Meu filho, você não merece nada".

O texto é muito bacana e é interessante como reflete o microcosmo da publicidade. Cada vez mais vemos alguns jovens não especialmente talentosos adentrando a profissão e cobrando reconhecimento / valorização / salários iguais aos de profissionais experientes, premiados e reconhecidos.

É lógico que existem profissionais extremamente jovens e que demonstram uma maturidade impressionante, uma qualidade de texto ou leiaute acima da média. São as exceções e, normalmente, são também os mais humildes.

Humildes porque sabem que possuem o talento para ir mais longe e que não é vergonha aprender com os outros. Não precisam vestir a fantasia de gênio e inventar um brilho que ainda não têm.

Ah, meus jovens publicitários, como me dói dizer que vocês estão caindo no conto da celebridade instantânea do BBB. Como eu acho triste ter que explicar que ninguém é Pelé tendo jogado só cinco partidas. Uma carreira se constrói ganhando um leão por dia ou pelo menos mostrando que se dá conta do recado em campanhas nacionais e cartões de natal igualmente.

O melhor favor que já me fizeram foi olharem meu portifólio e dizerem: "tá legal, mas você precisa sair dessa fase de trocadilhos e piadinhas" quando eu tinha 3 anos de profissão. Fiquei puto, mas calei, escutei e aprendi. Poucos conselhos me serviram tanto.

Por isso, se algum dia alguém te disser que você não é assim tão bom quanto acha, não fique bravo. Não o chame de burro, não se ache um injustiçado e nem faça beicinho.

Entenda o que está sendo dito. Peça uma segunda, uma terceira, uma quarta opinião se for preciso, mas não feche os olhos.

Acredite, só porque você se acha um gênio, não quer dizer que seja verdade.




Direto na têmpora: All in white - The Vaccines

quinta-feira, julho 14, 2011

Boitatá

Eu e Sophia fomos gravar essa musiquinha que eu compus na Audio 40, do Ivan Cruvinel.

Eu fiz a letra e a música, o Ivan instrumentalizou e fez todo o arranjo, a Sophia gritou e eu cantei. Eu sei, não tenho vergonha na cara, mas a baixinha adora.


Boitatá by mauriloandreas




Direto na têmpora: Brand new love - Superchunk

quarta-feira, julho 13, 2011

Confiança

O basquete é um esporte em grupo, mas alguns caras fazem dele um show individual. E se tem uma lição para tirar de caras como Jordan e Bird é que a confiança, quando é bancada pelo talento, pode desestruturar quem tinha alguma dúvida sobre você.

O grande problema é que confiança se constrói com o tempo, mas pode ser abalada por detalhes se ela é apenas fachada.

A lição por trás disso tudo? Sei lá, só queria mostrar esses dois videos.



Dikembe Murombo desafiou Jordan a fazer um lance livre de olhos fechados. Resultado? Bam!



Faltando 13 segundos para o fim do jogo, Bird avisa o grande defensor Xavier McDaniel que vai arremessar na cara dele a um segundo do final. Acertou o arremesso e reclamou que deixou 2 segundos no relógio.




Direto na têmpora: Lost weekend - Art Brut

terça-feira, julho 12, 2011

As crianças que me fizeram virar tubérculo

Este é o último ano da Sophia no Clic. Já estou morrendo de saudades antecipadas daquele lugar que me transformou em tubérculo e que ajudou a Sophia a se tornar confiante, articulada, independente e curiosa como ela é.

Com as crianças do Clic eu virei o Batatão e me sinto quase mais um deles. Conheci e me tornei amigos de seus pais, me senti parte da escola e da comunidade.

Já fiz música para eles, já escrevi textos para eles e hoje estive lá, contando história para eles.

Essa meninada faz parte da minha vida. E como é bom receber cada abraço, cada grito, cada beijo "espontâneo" que arranco deles.

Acho que eu ainda preciso aprender que tudo passa, que as coisas mudam. O Clic ensinou isso pra Sophia, mas parece que essa aula eu perdi.




Direto na têmpora: Fripp - Catherine Wheel

segunda-feira, julho 11, 2011

Menos um grande

Jackson Drummond Zuim morreu no último sábado, foi cremado ontem e eu só soube hoje. Não pude me despedir do cara que, se não era um amigo próximo, foi fundamental em minha carreira.

Zuim era talentoso, engraçado, generoso e marcou uma época da publicidade em Minas Gerais.

Conheci seus casos antes de conhecê-lo e, mesmo com pouco tempo de contato, recebi dele uma ajuda para mudar de emprego. Quando cheguei na nova agência, passei três meses com salários atrasados, uma estrutura péssima e liguei de novo pra ele e sua voz de baixo profundo.

- Porra, Zuim, esse lugar é uma zona, os caras não pagam, assim não dá.

- Ô, Barão
(Barão era como Zuim chamava todo mundo), cê tá insatisfeito?

- Tô, Zuim, aqui é muito ruim.

- Então peraí.


E em menos de dois dias eu estava saindo daquele lugar para um emprego novo e muito melhor onde fiquei mais de dois anos.

Agora, foi-se embora o Zuim. A última vez que o encontrei foi em 2008 e escrevi isso aqui.

Hoje, não tenho a dizer além de um muito obrigado e vai com Deus a um dos grandes redatores que Minas já teve.




Direto na têmpora: One fine day - Cracker

sexta-feira, julho 08, 2011

Filme de sexta

WE MISS YOU from fireapple films on Vimeo.





Direto na têmpora: Hollywood ending - Bronx Cheerleader

quinta-feira, julho 07, 2011

Bom dia, Sophia

O mau humor matutino da Sophia está praticamente extinto e eu acho que a Fluffy tem muito a ver com isso.
Hoje, por exemplo, ela acordou, olhou pra mim e disse apenas uma palavra, com voz de zumbi:

- Marzipã...




Direto na têmpora: Stand inside your love - Smashing Pumpkins

quarta-feira, julho 06, 2011

Poeminha transitório

Se essa rua, se essa rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava emparedar
Com paredes, com paredes de titânio
Só pra BHTrans não vir me incomodar




Direto na têmpora: This love - Pantera

terça-feira, julho 05, 2011

Emocionado

Ando meio emocionado demais. Um negócio meio sem explicação de chorar em despedidas, do coração bater mais rápido com qualquer sorriso da filha, de parecer adolescente diante de tantos projetos bacanas.

Talvez seja sinal de que alcancei enfim a imaturidade, assim mesmo, orgulhosamente com "i". Imaturidade que me faz achar tudo maior, que me deixa mais espantado, menos acostumado.

A dor anda machucando mais, o riso anda mais verdadeiro e até mesmo a raiva de alguma coisa vem mais pura.

Não sei se dura, mas é assim que ando nesses dias: meio emocionado demais da conta.




Direto na têmpora: Supersonic - Oasis

segunda-feira, julho 04, 2011

Animais

Lendo para a minha Sophia:

- A baleia azul é o maior animal do mundo...
- Não é!
- É sim, Sophie.
- Não é!
- Qual é o maior animal então?
- O Skandiossauro.
- Skandiossauro? Que bicho é esse?
- Eu que inventei e ele vai do chão até o céu. É maior que a baleia ou não é?





Direto na têmpora: Menina do mato - Ruy Maurity

sexta-feira, julho 01, 2011

A greve e o twitter

A NBA está de greve. Ruim para os fãs, ruim para a Liga e, provavelmente, ruim para os donos e jogadores.

A única coisa boa é rir do ridículo que a situação gera. Por exemplo, o jornalista Ric Bucher acaba de twittar o seguinte:

"NBA GMs/coaches can still follow their players on Twitter during lockout. But a mention or re-tweet? $1 million fine + maybe loss of picks."

Se você não fala inglês, o textinho singelo diz que técnicos e General Managers dos times podem seguir os jogadores no Twitter, mas se retuitarem algo de autoria ou mencionarem os jogadores, podem levar multa de um milhão de dólares e ainda perder seu direito a escolha no draft.

Lógico que isso gerou piadas como: "se um técnico quiser cutucar um jogador no FB ele pode?". Mas a coisa é mais séria.

A situação, que realmente parece ridícula, mostra que as redes sociais já não são coisinha de meninada como muitos pensam, mas um meio de comunicação e interação que precisa ser levado em conta em qualquer processo coletivo, seja ele institucional, organizacional ou mercadológico.

E não dá mais pra fugir disso.




Direto na têmpora: Balloons - Foals