segunda-feira, abril 30, 2007

A menina do norte

A menina do norte é branca.
Branca com amarelos, azuis e às vezes um rosa
que não consegue ser vermelho.

A menina do norte é metade dia
e uma outra parte de noite que não passa.

A menina do norte sorri pouco,
toca pouco,
ouve tudo
e obedece.

A menina do norte escandinava as sílabas de tudo o que diz.
E a gente, surdo, quer ser do norte também.

(Alberto Guiñazú)




Direto na têmpora: Der Kommissar - Falco

Costanza, Grissom and House Advertising

Meu ritmo de vida não me permite mais seguir seriados que funcionem em seqüência. A galera daqui, por exemplo, segue fielmente Lost e Heroes, com requintes de desespero a cada novo episódio. Tenho certeza de que eu iria adorar, mas realmente nos tempos atuais não rola.
No entanto, continuo apaixonado por séries que se resolvem totalmente em um único episódio, como Seinfeld, House e CSI. No Seinfeld, meu ídolo continua sendo George Costanza, um ícone do rídiculo que existe em cada um de nós e que poucos assumem. No caso de Gil Grissom e de Gregory House eu gosto mesmo é do poder dedutivo a la Sherlock Holmes e dos humores peculiares de cada um.
Mas outro dia me pus a imaginar como seria uma sociedade entre as três figuras. Um recalcado que gostaria de ser arquiteto, um médico rabugento e um investigador criminal cuja formação acadêmica eu ignoro. Poderia ser, por exemplo, numa agência de publicidade, a CGH (Costanza, Grissom and House Advertising ao seu dispor).
O Grissom seria o Diretor de Atendimento, dissecando cada pit e questionando os clientes de forma direta sobre as inconsistências do trabalho.
"Acontece, meu caro, que com essa verba não é possível veicular uma campanha com a mídia que você quer e qualquer pessoa com um mínimo de bom senso saberia disso. A verdade é que você não passa de um primo do dono, não é mesmo? O gerente de marketing verdadeiro ainda deve estar vivo em algum lugar. Iniciem as buscas!"
House seria o Diretor de Criação, criticando cada peça nos mínimos detalhes e desorientando os talentinhos com sua capacidade de estar sempre certo.
"Não, definitivamente aplicar humor não adiantaria aqui. Humor pode matar a campanha, seu imbecil. Testem-na para testemunhal e emocional, mas os sintomas indicam que esse é realmente um caso para uma boa dose de institucionalzão chapa branca."
Costanza, bom, Costanza seria o desesperado correndo pela agência e dizendo que o prazo ia estourar, que a verba não ia rolar, que o cliente ia sair da casa, enfim, transformando tudo no caos tradicional. E a todas essas leões e mais leões se acumulando na prateleira. Eu trabalharia lá.




Direto na têmpora: Sound of love - James Iha

Classico?

Sobre o clássico, pouco a dizer. Só mesmo reproduzir a frase de meu amigo Rodrigo Dente após a goleada de 4 a 0 do Galo sobre o Cruzeiro.
"O Fábio é o verdadeiro cruzeirense: estava de costas, tomou de quatro e ainda foi atrás de duas bolas."
Sorry, periferia.




Direto na têmpora: What becomes of the broken hearted - Jimmy Ruffin

sexta-feira, abril 27, 2007

Fauna nativa

Às 6 da manhã na barragem do Santa Lúcia tem 5 patos, 3 garças, 4 martins pescadores (ou algo que o valha), uma tartaruguinha tomando sol no meio da lagoa e a anta aqui fazendo exercício.
Mas legal mesmo é ver uma tartaruga bem ali, no meio daquele lugar que já foi puro matagal coisa de 15 anos atrás. Legal que nem o jacaré que tinha no Belvedere quando eu morava lá e as capivaras da Pampulha.
Acabou que fiquei com saudades da Mirtes e do Teobaldo, as duas salamandras que eu tinha e adoravam Mozart. Acho que eu preciso de uma roça pra visitar urgente. E o pior é que acabei de sair de férias e não aproveitei a chance. Damn it!




Direto na têmpora: Vem fazer gluglu - Sergio Malandro

quinta-feira, abril 26, 2007

Vencedores

Tem um certo dono de agência que introjetou completamente o conceito de "winners" e "losers" dos americanos. Durante o expediente não faltam exemplos de que "um redator vencedor faz isso" ou "um atendimento vencedor não faz aquilo".
Outro dia, ao encontrar um ex-funcionário que estava em um outro emprego bem bacana, a figura soltou a máxima: "Você, hein, Fulaninho, sempre em agências vencedoras".
Esse deve ter tudo do Lair Ribeiro encadernado na cabeceira.




Direto na têmpora: Broken chairs - Built to Spill

quarta-feira, abril 25, 2007

Os Vieiras

Faz muito tempo que indico sempre as colunas do Lula Vieira e do Stalimir Vieira no Propaganda e Marketing pra quem quer que cruze o meu caminho. O Lula pra rir e o Stalimir pra pensar são ótimas maneiras pra começar a semana, mas confesso que andei meio afastado dos "caras" por puro envolvimento com outras coisas.
Pois hoje voltei e vi que a dica continua válida. Toda semana entrem no www.propmark.com.br e acessem as colunas do Stalimir e do Lula. Os Vieiras estão cada vez mais do caralho.




Direto na têmpora: Balé - Palavra Cantada

Bertol News Urgente

Segundo o Technorati, 120 mil novos blogs são criados a cada dia. A informação divulgada hoje pelo Bertol News Especial Internet dá conta de cerca de 1,4 blog por segundo por dia.
Desses 120 mil novos blogs tiremos aqueles em línguas impossíveis como o búlgaro e o cambojano e teremos pelo menos 10% (estimativa modestíssima) muuuuiiiitooo melhores que o Pastelzinho. Sendo assim, só posso duvidar de vossas sanidades e agradecer a preferência.




Direto na têmpora: Buena - Morphine

Roubalheira

Seguindo minha sanha latrocínica, roubo e posto aqui um lance muito divertido que a Raquel postou no Descabimento dela. São frases tiradas do livro: "Caro Gesù: la giraffa la volevi proprio così o è stato un incidente?" (Querido Jesus, a girafa você queria assim mesmo ou foi um acidente?), que mostra redações da escola, do catecismo e bilhetinhos de final de ano das crianças italianas.

"Querido Menino Jesus, todos os meus colegas da escola escrevem para o Papai Noel, mas eu não confio naquele lá. Prefiro você." (Sara)

"Querido Menino Jesus, obrigado pelo irmãozinho. Mas na verdade eu tinha rezado pra ganhar um cachorro." (Gianluca)

"Querido Jesus, por que você não está inventando nenhum animal novo nos últimos tempos? A gente vê sempre os mesmos." (Laura)

"Querido Jesus, por favor, ponha um pouco mais de férias entre o Natal e a Páscoa. No meio, agora está sem nada." (Marco)

"Querido Jesus, o padre Mário é seu amigo ou você conhece ele só do trabalho?" (Antonio)

"Querido Menino Jesus, por gentileza, mande-me um cachorrinho. Eu nunca pedi nada antes, pode conferir." (Bruno)

"Querido Jesus, talvez Caim e Abel não se matassem tanto se tivessem um quarto pra cada um. Com o meu irmão funciona." (Lorenzo)

"Querido Jesus, no Carnaval eu vou me fantasiar de diabo, você tem alguma coisa contra?" (Michela)

"Querido Jesus, você é invisível mesmo ou é só um truque?" (Giovanni)

"Querido Jesus, na minha opinião, é impossível existir um Deus melhor do que você. Bom, eu só queria que você soubesse, mas estou te dizendo isso não é porque você é Deus." (Valerio)

"Querido Jesus, em vez de você fazer as pessoas morrerem e aí criar novas pessoas, por que você não fica com as que já tem?" (Marcello)

"Querido Jesus, se não tivesse acontecido a extinção dos dinossauros não ia ter lugar para nós, você fez muito bem." (Maurizio)

"Querido Menino Jesus, não compre os presentes na loja embaixo do prédio, a mamãe diz que eles são uns ladrões. Muito melhor no super." (Lucia)

"Querido Jesus, nós estudamos na escola Thomas Edison, que inventou a luz. Mas no catecismo dizem que foi você. Pra mim ele roubou a sua idéia."(Daria)




Direto na têmpora: Head On - The Jesus and Mary Chain

terça-feira, abril 24, 2007

Legitima defesa

Um médico de 57 anos foi assassinado ontem a dois quarteirões aqui da TOM às 21h15. Saindo de um bar para atender a uma emergência foi assaltado, resistiu, levou uma facada na coxa, rompeu a femural e sangrou até morrer.
Hoje ouvi na Itatiaia uma entrevista com o assaltante que, singelamente, argumentou que o médico ao resistir ao assalto o empurrou e ele só teve como alternativa esfaqueá-lo. Ou seja, alegou legítima defesa dizendo que "era eu ou ele".
Dá vontade mesmo de fechar a porta do boteco, mudar pra roça e ir criar meus porcos.


Nota: perto desse horário terminava uma reunião de criação na agência e eu descia pela mesma rua onde o cara foi assassinado. É pra ficar tranqüilo ou o quê?




Direto na têmpora: So sad - George Harrison

segunda-feira, abril 23, 2007

Mais Sessao da Tarde

Ivan Pawlow está de blog novo e eu listo aqui do lado, não sem antes roubar um vídeo simplesmente genial que ele postou lá.






Direto na têmpora: Too Much Time On My Hands - Styx

Na ativa

Depois de 26 dias de férias totalmente Sessão da Tarde, nada como a canção-tema de Bat Masterson para embalar a volta ao trabalho.


No velho oeste ele nasceu
E entre bravos se criou
Seu nome em lenda se tornou
Bat Masterson, Bat Masterson

Sempre elegante e cordial
Sempre o amigo mais leal
Foi da Justiça um defensor
Bat Masterson, Bat Masterson

Em toda canção contava
Sua coragem e destemor
Em toda canção falava
Numa bengala e num grande amor

É o mais famoso dos heróis
Que o velho oeste conheceu
Fez do seu nome uma canção
Bat Masterson, Bat Masterson

Seu nome em lenda se tornou
Bat Masterson, Bat Masterson.




Direto na têmpora: Japanese Sandman - Django Reinhardt & Stephane Grappelli

quarta-feira, abril 18, 2007

Maria Lenk e Guiñazú

Maria Lenk morreu aos 92 anos enquanto nadava. Tem gente que realmente nasce pra virar poema. E por falar em poesia, segue aí um raro caso de texto em prosa de Alberto Guiñazú.

"Perdi meu velho relógio de ouro na calle Suypacha. Veio de Cartagena, pagamento de favor que meus 20 anos fizeram sem pensar em recompensa. Na verdade, foi recebido lá mesmo, no sujo do cais, no calor patrão, e eu o trouxe para Buenos Aires junto com uma sífilis recém contraída, algum dinheiro e um beijo de Mirella.
De lá pra cá, 58 anos em nada se passaram. Não me casei com Mirella, não voltei a Cartagena, nunca curei direito a sífilis. Agora um tic-tac maldito me sumiu dos ouvidos e Buenos Aires nunca me pareceu tão grande."




Direto na têmpora: Fever - Lyrical Jazz

sexta-feira, abril 13, 2007

Musa inspiradora

Pra quem não sabe, o visual do Galinho Chicken Little foi livremente inspirado nessa foto da Sophia.







Direto na têmpora: She talks to angels - Black Crowes

sexta-feira, abril 06, 2007

Ninguém segura o alemão

Meu sogro é uma figura. Cara gente boa, inteligente pra caramba, fã de esportes, tranqüilão, enfim, excelente companhia.
Pois dia desses o Severiano tava ali, na fila do banco, quando duas senhorinhas conversavam animadamente sobre o BBB7 à sua frente. Ele totalmente distraído e então uma das figuras vira-se de repente e pergunta à queima-roupa:
"Você viu que o Alemão ganhou?"
E o Severiano, um tanto surpreso:
"Quem? O Schumacher?"
Quando a mulher explica que o assunto é Big Brother ele responde com um meio-sorriso:
"Ah, eu não vejo essas coisas não".
É por essas e outras que eu sou fã do Severiano.




Direto na têmpora: Mente ao meu coração - Paulinho da Viola

quinta-feira, abril 05, 2007

Obra

Escrever a própria história
Falta pulso, talento, coragem
Ruim o autor
Pior o personagem




Direto na têmpora: San Jacinto - Peter Gabriel

quarta-feira, abril 04, 2007

Estado de ferias

Férias é quando alguém paga para você viver a vida que você pagaria pra ter.

Sim, amiguinhos, o primeiro post fora do período letivo é só mesmo pra esfregar na cara o quanto essa vida à toa anda bacana. Uh, belezura!




Direto na têmpora: Man-Erg - Van Der Graaf Generator